Lavagem Carpete

Saiba mais sobre a importância da Lavagem de Carpete

O carpete é constituído de vários materiais, sendo que os mais comuns e resistentes são os de nylon. Há, ainda, os de polipropileno e de poliéster, materiais que dão um aspecto mais rústico.

Os carpetes são utilizados principalmente para fins estéticos e funcionam como ótimos isolantes térmicos, tanto no frio como no calor, mantendo o ambiente agradável.

No entanto, quando não é feita uma lavagem de carpete adequada, pode ser um grande propagador de doenças, além de ficarem com uma aparência desagradável.

Lavagem de Carpete

As fibras do carpete dão a aparência aveludada, mas são responsáveis por reterem partículas de sujeira e por serem abrigo para microorganismos, trazidos pelo ar, nas solas de sapato e quaisquer outras fontes, como gotas de suor, partículas de alimentos, entre outros.

As partículas de sujeira alojam-se entre as fibras e servem de alimento para os microorganismos, inclusive os causadores de doenças, aumentando rapidamente sua população.

As principais doenças ligadas à falta de lavagem do carpete são àquelas associadas aos ácaros, fungos e bactérias, que provocam alergias e problemas respiratórios.

Limpeza de Carpete

As condições podem piorar quando animais de estimação como cães, gatos, pássaros e coelhos entram em contato com o carpete, pois os animais geralmente transportam alguns organismos causadores de doenças.

A durabilidade do carpete também diminui quando a limpeza não é feita, ou quando é feita inadequadamente.

Partículas de areia, cuja composição é de sílica, a mesma do vidro, se acumulam e com o tempo e o atrito, danificam as fibras de forma irreversível. Vale ressaltar que as fibras não são os únicos locais de retenção de partículas, mas também a base e embaixo do carpete são acumuladores de sujeira.

Carpete

As empresas especializadas utilizam várias técnicas para lavagem de carpete. A mais comum e menos eficiente é a aspiração, onde são utilizados potentes aspiradores que retiram boa parte das partículas de sujeira, mas não totalmente, também chamada de limpeza extrativa.

As partículas que aderem fortemente nas fibras podem ser retiradas quimicamente e mecanicamente, ou seja, utilizando produtos químicos.

A lavagem do carpete é feita de acordo com o tipo de carpete e devem ser seguidos alguns procedimentos básicos. A mobília deve ser totalmente retirada e as pessoas devem estar sair do local.

Após a lavagem, alguns carpetes são penteados com escovas especiais para que as fibras voltem à posição original. Na maioria das vezes, é utilizada uma modalidade de limpeza chamada limpeza a seco, onde são aplicados produtos químicos, como xampus especiais que servem para dissolver as partículas de sujeira.

Após a aplicação, é necessário esperar alguns minutos ou horas, dependendo do estado do carpete, e em seguida um disco de fibra acoplado a uma enceradeira rotatória retira o produto químico com a sujeira dissolvida.

É importante que o carpete seja levemente umedecido, pois o excesso de água pode causar eventuais odores desagradáveis.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: